No passado dia 20 de Junho de 2008, pelas 14:30h, a aluna Soraia Ceia, da turma 9ºA recebeu o Prémio Dr. António Frazoa Quintans, referente ao presente ano lectivo.
Transcrevemos de seguida o discurso da Presidente do Conselho Executivo, professora Ana Paula Travassos:“Muito boa tarde a todos.
Caros colegas, alunos, funcionários da escola, minhas senhoras e meus senhores.
Cumpre-me a honra, como presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, de dedicar algumas palavras de homenagem ao Dr. António José Frazoa Quintans, no âmbito da entrega do prémio que tem o seu nome, e que conta com o patrocínio da D. Maria de Lurdes Frazoa Velez Quintans, que homenageia e perpetua, através desta iniciativa, a memória de seu filho. O nosso agradecimento.
O Dr. António José Frazoa Quintans nasceu em 6 de Junho de 1947, em Alter do Chão. Foi sempre, e desde criança, uma pessoas de boa índole, afectuosa e inteligente. Jovem muito culto, sempre desejoso de saber, ocupava o seu tempo com a leitura, particularmente de livros de História e Geografia.
Emigrou para França com a idade de 21 anos, numa época em que milhares de jovens portugueses, por motivos culturais, políticos ou para fugir à guerra colonial, se fixaram num país que constituía a vanguarda intelectual da Europa do Pós-Guerra.
A sua força de vontade permitiu-lhe integrar-se no novo país e aprender a nova língua. Foi trabalhador estudante e conseguiu, com invulgar mérito, licenciar-se em Estudos Polítivos na Universidade de Lyon e posteriormente concluir também, e na mesma Universidade Francesa, o curso de Finanças e Gestão de Empresas.
Possuía ainda um talento invulgar para as línguas. Tirou o curso de Inglês no Instituto de Língua Americana, e dominava com fluência o Espanhol, e o Italiano. O interesse por outras civilizações, que advém das leituras dos livros de História e Geografia, levou-o também ao estudo do Árabe literário.
Em Portugal, foi administrador no Hospital de Sta. Maria e, antes de adoecer em 1985, tinha sido nomeado por Despacho Ministerial, para o lugar de Administrador no Hospital Distrital de Póvoa de Varzim.
Faleceu em 1986. Dele dizia: «Sou honesto, sou humilde e sou justo».
É este percurso de humildade, de persistência e do amor pelo saber que deve servir de exemplo e de referência aos jovens e que constitui a base do desenvolvimento das sociedades.
Ao ser hoje entregue o prémio que homenageia a memória do Dr. António José Frazoa Quintans, gostaria apenas que todos os presentes guardassem a riqueza que foi a experiência de vida deste homem que, infelizmente, tão cedo faleceu.
Queremos ainda felicitar a Soraia por ter demonstrado, ao longo dos anos em que tem frequentado esta escola, as qualidades humanas que lhe permitiram ser indicada como merecedora do prémio Dr. António José Frazoa Quintans.”