Os alunos da escola do primeiro ciclo de Póvoa e Meadas, após uma entrevista a um Encarregado de Educação, redigiram este texto sobre o pombo correio.
Características do CorpoCorpo coberto de penas, duas asas, bico, duas patas, pode ser azulado, avermelhado, branco ou preto. Pesa cerca de 450 gramas.
AlimentaçãoAlimenta-se de grãos e sementes, o pombo-correio de competição come mais de 25 tipos de sementes e vitaminas.
LocomoçãoDesloca-se a voar, batendo as asas. É capaz de percorrer 800 quilómetros num só dia. A velocidade do voo pode chegar aos 120 Km/hora.
ReproduçãoReproduz-se por ovos. Os pombos acasalam nos meses de Março até Agosto, os que participam em competições. Os outros fazem criação todo o ano. A fêmea põe dois ovos por mês que são incubados durante 18 dias.
Curiosidades sobre os pombosO desporto que consiste na criação de pombos para competição chama-se columbofilia. Aos pombos bebés chamamos borrachos. Passam à idade adulta com quatro semanas e podem viver até 25 anos.

Nas competições participam até aos 5 ou 7 anos.
A columbofilia é o segundo desporto mais praticado em Portugal, logo a seguir ao futebol.
Portugal é bicampeão olímpico em columbofilia.
Existem achados arqueológicos(marcas em objectos encontrados debaixo da terra ou de água) que provam a existência de pombos, 300 anos antes do nascimento de Cristo.
No Egipto avisavam-se as populações que havia cheias no rio Nilo através do pombo-correio.
Em 1928, no Cairo (Egipto) eram usados 1900 pombos-correio no serviço postal regular (correios).

Em diversas guerras foram usados os pombos para transmissão de mensagens.
Nós ficamos a saber tudo isto porque o pai do Guilherme nos veio explicar.
Também experimentámos enviar mensagens pelos pombos-correio, desde a nossa escola e fomos esperar os pombos ao pombal do Gui.
Todos os pombos levavam mensagens escritas num papel preso à pata.
Foi muito engraçado