sexta-feira, 3 de julho de 2009

Workshop de Ervas Aromáticas e Medicinais

A notícia já não é “fresquinha”, mas vale sempre a pena recordar eventos como este.

Dia 19 de Junho foi o último dia de aulas para a maioria dos alunos de 2º e 3º ciclos e a data não podia ter sido melhor assinalada pelo Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, que patrocinou a realização de vários workshops, ao longo do dia, sobre o tema das Ervas Aromáticas e Medicinais, para alunos e adultos da comunidade. Para o efeito, o Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide esteve de portas abertas, desde as 8h e 30m da manhã, para receber cinco turmas, do 6º ao 8º anos. A partir das 16h seguiram-se mais dois workshops para adultos, inteiramente gratuitos, com duração aproximada de 2 horas cada.

Em qualquer destas “oficinas”, os participantes receberem ensinamentos e poderem tomar contacto com as virtudes e benefícios das ervas aromáticas. No entanto, o ponto alto do evento foi, sem lugar de dúvida, o facto de todos poderem fabricar, a seu inteiro gosto, e levar para casa um perfume caseiro, obtido através do método de destilação natural com alambique.

Graças ao carácter interactivo com que os workshops foram conduzidos, fruto da simpatia e disponibilidade das monitoras Paz Cruz e Carol, da Associação Cultural La Lanzadera, todos chegaram ao fim bastante satisfeitos.

Aproveito, igualmente, para frisar que nada disto teria sido possível sem a ajuda de alguns donativos que foram, amavelmente, concedidos ao Projecto de Educação para a Saúde, em resposta ao nosso pedido para dinamizar actividades do género. Assim, aqui fica, para já, o nosso “muito obrigado” à Câmara Municipal de Castelo de Vide; às juntas de freguesia de Santa Maria da Devesa, São João Batista e Santiago Maior; aos balcões de Castelo de Vide das instituições bancárias BPI e CGD e, por fim, ao Comendador Rui Nabeiro da empresa Delta. Brevemente, prometemos a divulgação pública de outras actividades do Projecto de Educação para a Saúde, onde contámos com a preciosa ajuda de alguns parceiros locais, que gentilmente disponibilizaram o seu tempo e recursos, para nos auxiliar a implementar actividades para a alunos e Encarregados de educação.


Ana Cerdeira