terça-feira, 9 de março de 2010

II Corrida Solidária Médicos do Mundo

No dia 17 de Março de 2010, pelas 12h, o Clube do Desporto Escolar da Escola EB 2,3 Garcia d'Orta de Castelo de Vide organiza a II Corrida Solidária Médicos do Mundo, com a participação de toda a comunidade escolar.


O percurso na extensão de 2010m percorre as artérias centrais da Vila.


O que é a corridasolidária?
Corridasolidária é uma proposta de Médicos do Mundo para fomentar a consciência sobre a solidariedade entre os mais jovens, a favor da Educação para o Desenvolvimento e da Saúde.
Consiste em organizar uma corrida, com cada escola participante, que irá permitir:
-Sensibilizar crianças e toda a comunidade educativa para a necessidade de praticarem uma vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e do exercício físico;
-Reflectir sobre as condições de vida e sobre a problemática social dos países em desenvolvimento;
-Demonstrar aos alunos de várias idades, a importância da sua participação e capacidade para mudar situações de injustiça mundial;
-Angariar fundos para apoiar um projecto humanitário em Timor-Leste e outros em Portugal.

Quem vai beneficiar do "patrocínio solidário"?
- Metade dos fundos angariados servirão para apoiar o projecto em Timor-Leste, "Comunidade Saudável". Este projecto abrange toda a comunidade do distrito de Lautem, cerca de 59.000 pessoas, sendo os principais beneficiários as crianças menores de 5 anos de idade, as mulheres grávidas e as mães que vivem nas regiões mais remotas e com dificuldades de acesso a serviços de saúde de qualidade.- Por outro lado, os restantes 50% da angariação do projecto, serão aplicados às necessidades dos projectos nacionais de Médicos do Mundo, também no trabalho junto de crianças e jovens, com o objectivo de adquirir uma carrinha/ consultório/ ludoteca móvel, totalmente equipada e adaptada para a promoção da saúde, junto de crianças e jovens, sobre várias questões nutricionais, doenças sexualmente transmissíveis e VIH/Sida.

Como se conseguem os "patrocínios solidários"?
Cada participante procura entre os seus familiares e amigos "patrocinadores", pessoas dispostas a colaborarem com uma quantia de dinheiro, por exemplo, 1€, por cada Km percorrido, ou pela corrida em geral. no início da corrida, entrega ao responsável na sua escola o dinheiro angariado que, por sua vez o fará chegar a Médicos do Mundo para os projectos já referidos.


Mais informações em:


http://www.medicosdomundo.pt/